Atualizado em:
Publicado em:
O que é bilirrubina no sangue ?
A bilirrubina é uma substância produzida pelo fígado, como resultado da filtragem de glóbulos vermelhos que é realizada pelo órgão. Normalmente, ela é eliminada pelo corpo nas fezes e na urina. Por isso, quando a bilirrubina está presente em excesso no sangue, pode-se interpretar como um sinal de que há algo de errado no fígado do paciente.
Quais são os sintomas da bilirrubina no sangue?
O exame da bilirrubina normalmente é solicitado pelo médico quando o paciente relata sintomas que podem estar envolvidos a problemas no fígado como cansaço excessivo, náuseas frequentes, vômitos, urina escura, pele amarelada e dor constante na barriga.
Quais são as causas da bilirrubina no sangue?
As causas da bilirrubina no sangue variam de acordo com o tipo que está aumentando podendo ser bilirrubina indireta ou direta.
O aumento da bilirrubina indireta é quase sempre causado por alteração no sangue, mas entre as principais causas estão:
- anemia hemolítica;
- anemia perniciosa;
- hemoglobinopatias;
- transfusões de sangue.
Também existem casos em que a bilirrubina indireta pode estar mais alta devido à síndrome de Gilbert, na qual existe uma alteração genética que impede o fígado de eliminar corretamente a bilirrubina.
O aumento da bilirrubina direta é sinal de que existe um problema nas vias biliares ou no fígado. Algumas das principais causas são:
- doença alcoólica do fígado;
- pedra nas vias biliares;
- hepatite viral;
- tumores nas vias biliares e fígado.
Além disso, o uso excessivo de alguns medicamentos como o Paracetamol podem aumentar a bilirrubina direta no sangue.
Quais são as formas de tratamento da bilirrubina no sangue?
Bilirrubina tem cura e as formas de tratamento consistem em fototerapia, que controla a quantidade e transfusão sanguínea. Além disso, alguns medicamentos podem ser usados para controlar a imunidade.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Sobre a Rede D'Or - Teste
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!