Atualizado em:
Publicado em:
O que é cancro mole?
Cancro mole é uma doença sexualmente transmissível (DST) classificada como infecção sexualmente transmissível (IST), e afeta ambos os sexos.
O cancro mole também é chamado de “cancro venéreo”, úlcera mole venérea e cancro venéreo simples.
Quais são as causas de cancro mole?
O cancro mole é causado por uma bactéria, a Haemophilus ducrey.
Essa bactéria passa de um indivíduo ao outro por meio do contato sexual sem preservativo.
O sexo oral e o sexo anal podem ocasionar lesões abertas, purulentas e que sangram com facilidade, na boca e ânus.
Quais são os sintomas de cancro mole?
Os primeiros sintomas de cancro mole surgem de 3 a 10 dias depois de uma relação sexual sem proteção.
Entre os sintomas de cancro mole, destacamos:
- feridas na região genital, bem dolorosas e com pus;
- feridas abertas e podem sangrar com facilidade;
- dor na região genital;
- irritação na região genital;
- dor ao urinar;
- queimação ao urinar;
- presença de sangue na urina;
- corrimento malcheiroso pela uretra (em ambos os sexos);
- dor durante relações sexuais;
- dor ao evacuar;
- febre;
- fraqueza e cansaço;
- surgimento de gânglios na virilha.
Como é o tratamento de cancro mole?
O tratamento usa medicamentos que ajudam a combater a bactéria causadora do cancro mole e alívio dos sintomas.
O tratamento de cancro mole deve ser orientado por um médico ginecologista ou urologista, devendo ser seguido à risca, para evitar que a bactéria retorne ou cause outros problemas de saúde.
De modo geral, pacientes com cancro mole devem se abster de relações sexuais desprotegidas para evitar a transmissão da doença para outras pessoas.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Sobre a Rede D'Or - Teste
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
