Atualizado em:
Publicado em:
O que é doença de Graves?
Doença de Graves é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico apresenta uma reação exacerbada, que faz com que o próprio organismo do paciente ataque a sua glândula tireoide, causando uma série de sintomas.
A doença de Graves é considerada uma forma de hipertireoidismo, mas causa alguns sintomas adicionais que não acontecem nas formas mais tradicionais do hipertireoidismo. Também pode ser chamada de doença de Basedow-Graves.
Quais são as causas da doença de Graves?
A causa da doença de Graves é autoimune. Assim, o sistema imunológico do paciente deixa de funcionar corretamente e acaba atacando sua tireoide, fazendo com que ela fique hiperativa.
Não se sabe, exatamente, o que pode desencadear essa resposta autoimune do organismo, mas acredita-se que ela pode estar relacionada a outras doenças infecciosas anteriores, como a caxumba, a rubéola e o sarampo.
Quais são os sintomas de doença de Graves?
Entre os principais sintomas de doença de Graves, podemos destacar:
- agitação constante (hiperatividade);
- nervosismo;
- irritabilidade;
- perda de peso;
- sentir um calor excessivo;
- pele constantemente úmida e quente;
- aumento na produção de suor;
- tremores constantes;
- aumento no apetite;
- aumento na produção de urina;
- aumento no tamanho dos seios (especialmente em pacientes do sexo masculino);
- aumento no tamanho da tireoide (formando o bócio, uma bola aumentada que fica localizada na frente do pescoço);
- alterações no coração, como palpitações cardíacas;
- alterações no ciclo menstrual, como ciclos irregulares, mais curtos ou mais longos;
- olhos que ficam mais salientes ou com a pálpebra mais voltada para trás, olhos que lacrimejam constantemente ou olhos avermelhados;
- coceira constante nos olhos.
- perda da libido;
- fraqueza muscular;
- cansaço.
É importante ressaltar que, certos pacientes com doença de Graves, especialmente os mais idosos, podem não apresentar qualquer tipo de sintoma dessa condição.
Como é o tratamento de doença de Graves?
O tratamento da doença de Graves é feito com o uso de medicamentos que ajudam o trabalho da tireoide, como remédios que fazem com que ela pare de produzir tantos hormônios extras ou que ajudem ela a deixar de ser atacada pelo próprio organismo.
Outros tratamentos comuns incluem o uso de iodo radioativo para ajudar a recuperação da tireoide ou mesmo de cirurgias em que o paciente remove a tireoide por completo e faz a reposição dos hormônios da tireoide pelo resto de sua vida.
A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.
Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.
Sobre a Rede D'Or - Teste
Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.
O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).
Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!
Compartilhe este artigo
