Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

O que é icterícia?

A icterícia, popularmente conhecida como “amarelão”, é um sinal comum a várias enfermidades e pode ser reconhecida quando ocorre pigmentação da pele, das mucosas e da região do branco dos olhos. Geralmente, a cor amarelada é acompanhada de sintomas como coceira, febre ou calafrio e cansaço extremo.

Ela acontece quando a bilirrubina está em excesso no plasma sanguíneo. A bilirrubina é um pigmento amarelo produzido quando as hemácias são deterioradas em um processo de reciclagem — e é encontrada na bile (um fluído amarelo-esverdeado que é produzido pelo fígado e que ajuda na digestão de gorduras).

A Icterícia pode estar presente em quadros como a anemia, câncer, cirrose, doenças hepáticas, doenças infecciosas e condições que causam a obstrução e o mal funcionamento do fígado.

Há um tipo comum de icterícia em recém-nascidos: a icterícia fisiológica. Também conhecida como icterícia neonatal. Ela ocorre na primeira semana de vida do bebê e é um processo considerado normal, ocasionado pela imaturidade do fígado nos bebês. O quadro costuma regredir sem tratamento.

As icterícias obstrutivas são consequência da existência de um obstáculo no fluxo da bile, ou seja, algo acontece com ela que impede de realizar seu trajeto normal entre o fígado e o duodeno. Podem ser causadas por doenças hereditárias, uso contínuo de drogas, tumores, doenças imunológicas, entre outros fatores.

Como as causas da icterícia são múltiplas, seu tratamento não se restringe a uma abordagem e apenas um especialista pode indicar a melhor forma de tratar essa enfermidade. De todo modo, previna-se de complicações tendo um estilo de vida saudável, praticando atividades físicas com regularidade e ficando longe de drogas e do excesso de álcool.

Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Sobre a Rede D'Or - Teste

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Marque uma consulta com o CLÍNICO GERAL perto de você! Se você identifica esses sintomas, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia. Agende uma consulta