Rede D'Or
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

O que é resistência à insulina ?

A resistência à insulina acontece quando a ação desse hormônio, de transportar a glicose do sangue para o interior das células, está diminuída, fazendo com que a glicose se acumule no sangue, dando origem a uma diabetes.

Quais são as causas da resistência à insulina?

A resistência à insulina, na maioria das vezes, surge em pessoas que já têm uma predisposição genética, ao ter outros familiares que tiveram ou que têm diabetes. Mas além disso, ela pode ser causada por:

  • aumento do volume abdominal;
  • obesidade;
  • alimentação com excesso de carboidratos;
  • pressão alta;
  • sedentarismo;
  • aumento do colesterol e triglicerídeos.

Nas mulheres, alterações hormonais como a síndrome do ovário policístico também podem causar a resistência à insulina.

Quais são os sintomas da resistência à insulina ?

Além do aumento do risco de desenvolver diabetes, outros sintomas comumente associados à resistência à insulina  são:

  • fraqueza e fadiga;
  • ganho ou perda de peso de forma rápida (em especial na região do abdômen);
  • dificuldade de concentração;
  • inchaço e flatulência;
  • constipação ou diarreia;
  • náuseas e vômitos;
  • pressão alta;
  • candidíase.

Quais são as formas de tratamento da resistência à insulina ?

As formas de tratamento da resistência à insulina consistem em perda de peso, com realização de dieta e atividade física, além do monitoramento dos níveis de glicemia.

Em alguns casos de risco de diabetes, o médico pode  prescrever medicamentos como a metformina, que é um remédio que ajuda a controlar a produção de glicose pelo fígado e a aumentar a sensibilidade à insulina, devido ao maior uso de glicose pelos músculos.

A Rede D’Or possui hospitais espalhados por 6 estados brasileiros. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Marque uma consulta

Sobre a Rede D'Or - Teste

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!

Marque uma consulta com o ENDOCRINOLOGISTA perto de você! Se você identifica esses sintomas, procure um especialista. O diagnóstico precoce é o melhor caminho para manter sua saúde em dia. Agende uma consulta