Hospital Brasil Mauá
Clique ao lado para ativar

Atualizado em:

Publicado em:

Sinônimos

  • Cintilografia Para Pesquisa do Miocardio e Viabilidade com Talio-201 e Mibi

O que é Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.

No caso da Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade),  o objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura, a chamada perfusão. A viabilidade, estudo da integridade celular do coração, também é estudada por meio deste exame.

O paciente recebe uma injeção de medicamento levemente radioativo que se liga a células específicas. Como o exame é com duplo isótopo, são utilizados dois materiais radioativos (em doses pequenas), Tálio e Tecnécio, combinados e injetados de uma só vez.

Como é feito o exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

Na Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade), coloca-se um catéter em veias do pescoço e virilha, permitindo injetar o medicamento radioativo em busca do ponto de interesse.

Depois o paciente é encaminhado para Raios X que captam imagens em tempo real, conforme o medicamento se movimenta.

Após a primeira captura de imagens do coração em repouso, o paciente é encaminhado para a realização do esforço físico, correndo em esteira ou pedalando bicicleta ergométrica. Captam-se, assim, imagens do coração em ritmo acelerado.

Para que serve o Exame Cintilografia do Miocárdio com Duplo Isótopo (Perfusão + Viabilidade)?

O exame de cintilografia do miocárdio com duplo isótopo (perfusão + viabilidade) permite a detecção de doenças como infarto do miocárdio, onde parte do tecido do coração deixa de funcionar corretamente devido à diminuição ou falta de circulação, a chamada isquemia.

O exame também pode ser feito como pré-operatório para alguns procedimentos cirúrgicos.

A Rede D’Or possui hospitais espalhados pelo Brasil. Todas as instituições possuem selos de qualidade nacionais e internacionais, como o que é oferecido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que são uma garantia de excelência no atendimento hospitalar.

Ao todo, são mais de 80 mil médicos das mais diversas especialidades, disponíveis para auxiliar no tratamento e no diagnóstico de condições diversas.

Preparativos para o exame

Chegada: 30 minutos antes do horário agendado.
Duração: prepare-se para passar até 4 horas no departamento de medicina nuclear.
Jejum: Não é necessário jejum para este exame. Além disso, deve-se fazer uma refeição leve antes do exame.

Contraindicações: gestantes e mulheres em período de amamentação devem discutir a realização do exame com o médico solicitante e a equipe de medicina nuclear. A realização do exame requer carta de ciência assinada pelo médico solicitante.

Exames Anteriores: se possuir exames de imagem anteriores relacionados ao problema atual, leve-os consigo. Para pessoas com problemas renais, é necessário levar um exame de creatinina recente, feito até 90 dias antes do exame.

Outras Informações: leve os documentos necessários (pedido médico, carteira do convênio, CPF e documento com foto). Pode ser necessária a administração de meio de contraste por via intravenosa e/ou oral para maior acurácia do exame; no entanto, o paciente tem sempre o direito de recusar a sua utilização. Pacientes menores de idade devem estar acompanhados por um responsável e, por razões de radioproteção, gestantes não devem acompanhar o paciente durante o exame.

Clique No Link Abaixo E Acesse O Preparo Completo Para O Exame De Cintilografia Miocárdio Com Duplo Isótopo (Perfusão +Viabilidade)

Prazo de entrega

O prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4544-2085 para confirmar o prazo.

Cobertura

Para informações sobre cobertura, acesse a nossa página de Planos e Convênios.

Preços e pagamentos

Pagamento particular

Para informações sobre valores de exames, entre em contato conosco pelo telefone (11) 4544-2085.

Sobre a Rede D'Or - Teste

Com atuação em 13 estados e no Distrito Federal, a Rede D’Or é a maior rede de saúde do Brasil, oferecendo hospitais de alta qualidade, clínicas oncológicas (Oncologia D’Or) e uma ampla variedade de serviços especializados.
A rede mantém seu padrão de excelência por meio de certificações reconhecidas internacionalmente, incluindo Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Metodologia Canadense de Acreditação Hospitalar (QMENTUM IQG) e American Society of Clinical Oncology (ASCO).
O reconhecimento do seu cuidado de ponta está no selo Top Performer 2022, recebido por 87 UTIs, que evidencia sua posição de destaque no atendimento a pacientes críticos e na liderança do setor.

O Richet Medicina & Diagnóstico, fundado em 1947, faz parte da Rede D’Or, conta com diversas unidades de atendimento ambulatorial e processa as amostras de testes mais complexos coletadas nos hospitais e centros médicos da Rede D’Or. O Richet possui Acreditação do PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e também é acreditado pelo CAP (College of American Pathologists).

Conte com a Rede D’Or sempre que precisar!